Rampas e escadas: um importante cuidado com seus cães
As escadas e rampas são particularmente importantes para cães idosos, que merecem um maior cuidado e conforto e muitas vezes apresentam problemas nas articulações com o passar dos anos; mas são, também, de grande importância para cães que estão se recuperando de algum machucado ou cirurgia ou para preservar a saúde de cães obesos, jovens e pequenos com propensão a problemas de coluna.
O médico veterinário ortopedista André Obladen, do Garra Hospital Veterinário, explicou ao Viver Bem, da Gazeta do Povo, sobre os problemas que podem resultar do esforço constante feito pela subida e descida de superfícies altas.
Quando os pets saltam de locais muito altos, o impacto não deve ser considerado o fator primário a causar problemas na coluna, como hérnia, artrose e artrite. Por outro lado, a atividade constante acelera o aparecimento dessas doenças nos animais condrodistróficos, ou seja, que apresentam predisposição a desenvolver problemas de coluna. ‘Em alguns casos, o trauma ocorre de uma forma rápida e aguda, assim que o cachorro pula’, explica o especialista. Cães das raças dachshund, shih-tsu e lhasa apso fazem parte deste grupo. No caso de pets menores, como pinscher e yorkshire, os saltos frequentes podem causar fraturas e luxação.
Subir na cama, sofá ou carro, por exemplo, são atividades que colocam muita pressão sobre as juntas dos cães, velhos ou jovens, e com o passar do tempo o pular para cima e para baixo pode levar a sérios danos às articulações dos pequenos. Com o uso de rampas ou escadas robustas e com superfícies estáveis, os cães tem um importante auxílio nessa atividade, mas é preciso identificar qual a escada ou rampa ideal às suas necessidades.
Existem muitos estilos, marcas e especificações de rampas e escadas para pets disponíveis, atualmente, no mercado, tornando possível encontrar peças que se adequem perfeitamente às necessidades dos cães e à decoração do ambiente onde se deseja coloca-la.
A principal diferença entre a escada e a rampa, se olharmos meramente para o aspecto técnico, seria que escadas ocupam menos espaço e ficam melhores em pontos fixos, como camas e sofás, enquanto rampas são mais fáceis de manusear e mover entre pontos, se tornando mais práticas de levar em viagens ou ao andar de carro.
Cada animal e situação é diferente e é importante uma análise cuidadosa para se fazer uma escolha certeira. O primeiro ponto a ser analisado é se seu cão está familiarizado com escadas. Se a resposta for sim, então seu cão se adaptaria bem à utilização de uma escada pet. Porém, caso ele tenha alguma dificuldade em utilizar escadas regulares, com certeza a melhor alternativa para ele é a rampa.