Receber os amigos em casa é uma delícia, não é? Mas além da atenção com os preparativos, detalhes e recepção, é importante ficarmos alerta aos nossos pequenos de quatro patas, que ficam perdidos no meio da confusão.
Festas exigem cuidados especiais com nossos animaizinhos, pois elas podem acabar em excessos e acidentes para cães e gatos. Dessa forma, seguem algumas dicas e cuidados que devemos ter com nossos melhores amigos nessas ocasiões especiais:
- Se a festa será na sua casa, é natural que o cão fique agitado com a presença de muita gente, ou de estranhos, sendo assim, é importante arrumar um tempinho e dar um passeio com ele, para gastar energia, assim, no momento da festa ele estará mais calmo e tranquilo.
- Dê a refeição do seu cãozinho no momento em que você e seu convidados forem se alimentar, dessa forma, ele ficará entretido e não vai ficar pedindo à mesa, correndo o risco de acabar ganhando um pedacinho de algo que pode não lhe fazer bem.
- Além do cuidado acima, torne a refeição especial também para o seu bichinho, dê uma comidinha diferente e gostosa a ele, isso irá distraí-lo durante seu jantar, o fará encher a barriguinha com gosto e evitará que ele fique de olho na comida dos convidados.
- Avise a todos os convidados que o animalzinho só pode comer sua própria comida, proibindo qualquer convidado de dar pedaços de comida ao animal, que poderiam vir a lhe fazer passar mal, ou até mesmo intoxicar.
- Caso o animal não esteja acostumado com outras pessoas que podem visitar a casa e fique agitado, o melhor é que seja colocado em algum local mais tranquilo e isolado, preparando-o com sua caminha, água, comida e brinquedos, para que fique calmo e tranquilo.
- Outra hipótese para animais, ou tutores, que não ficam confortáveis nessas situações, é optar por deixar o animalzinho em um hotelzinho, onde passará a noite tranquilo e em segurança.
- Se crianças participarão da festa, é importante avisá-las que não devem incomodar os animais, só podem brincar com eles se eles estiverem dispostos, caso contrário, eles podem ficar agitados e irritadiços.
- Depois de abrir os presentes (quando for o caso), certifique-se de que todas as embalagens sejam jogadas seguramente em uma lixeira fechada, desta forma, evitará que seu cãozinho roa, ou até mesmo engula, pedaços das embalagens.
- Os cães têm uma audição muito mais sensível do que a nossa e o barulho dos fogos-de-artifício pode deixá-los muito assustados. Embora alguns considerem tradição lançar fogos-de-artifício em algumas festividades, como no réveillon, devemos sempre lembrar que nossos animaizinhos têm muito medo deles e evita-los, porém, caso não seja possível evitar expor o cãozinho aos fogos, procure mantê-lo o mais longe possível do local onde os fogos serão lançados.
- Ao final da festa, dedique um tempinho para passar com o seu cão. Como passou toda a noite dando atenção aos preparativos e convidados, ele pode ter se sentido posto de lado, mas nada que um pouco de carinho e atenção não resolvam. <3