Em 2013, de um encontro de apaixonados por buldogues, surgiu o Bulldogada Barigui. Fundado por Roberto Bajdiuk e tendo seu nome inspirado no Parque Barigui, local desse primeiro encontro, que seria precursor de tantos outros, o grupo nasceu do desejo de promover o bem-estar dos buldogues através da confraternização e da troca de experiências entre tutores e do convívio saudável entre buldogues, tanto ingleses, quanto franceses.
Crescendo cada vez mais ao longo do tempo e sendo, hoje, administrado por um grupo de oito pessoas, conta com uma página no Facebook, seguida por mais de 3.700 pessoas, e perfil no Instagram, com mais de 1.000 seguidores, onde divulgam informações, dicas e notícias, e também com um grupo no WhatsApp, onde mais de 65 tutores de buldogues compartilham informações e experiências, tanto sobre os aspectos gerais, quanto sobre os muito particulares dessas raças, buscando proporcionar uma vida mais saudável e feliz aos seus cães.
Além disso, o grupo organiza e promove diversos encontros temáticos ao longo do ano, chegando a reunir uma média de 70 buldogues em cada um deles, e já tendo chegado à marca de 100 bulls em um só evento, sempre abertos ao público e gratuitos. Alguns exemplos são: Rock’n Roll dos Bulls, Bulldogada de Páscoa, Bulldogada Julina e Halloween dos Bulls, que terá mais uma edição no próximo sábado, dia 11/11, no Armazém Garagem Bar. Parceiros e patrocinadores participam dos encontros sempre trazendo novidades veterinárias e do universo pet em geral, condições especiais para produtos e serviços e muitos brindes, que são sorteados entre os participantes.
Embora não sejam uma ONG e não tenham como objetivo o resgate e proteção animal, o grupo faz a coleta de doações, durante seus encontros, e procura contribuir em casos pontuais de resgates de buldogues, sempre contando com parceiros que recebem as doações e para quem direcionam os casos de resgate e abandono que chegam a seu conhecimento. Infelizmente, por serem raças que estão atualmente “na moda”, muitos assumem a responsabilidade por um buldogue inglês ou francês sem buscar todas as informações necessárias a respeito dos cuidados com as raças, não proporcionando o tratamento adequado que elas exigem em todos os aspectos de sua criação (alimentação, atenção, problemas de pele, ortopédicos, respiratórios, comportamentais, etc.) e ocasionando na frequente ocorrência de abandonos, maus tratos ou graves problemas de saúde. Nesses aspectos, o grupo procura informar e incentivar a tutoria responsável e consciente.
Serviço:
Bulldogada Barigui nas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/buldogada.barigui
- Instagram: https://www.instagram.com/bulldogadabarigui/?hl=pt-br
- WhatsApp: (55 41) 98831 9519