fbpx

Flower Power: Pit Bulls da Revolução

Sophie Gamand
0 836

Os Estados Unidos eutanasiam mais de 1 milhão de pit bulls todos os anos. É um verdadeiro massacre. Os pit bulls deixam as pessoas desconfortáveis. O país se vê em uma grande crise quanto a isso. Ao redor do mundo, pit bulls são igualmente vítimas do preconceito que associa eles a grande violência e faz deles cães descartáveis. Através a série de fotos Flower Power: Pit Bulls da Revolução, a fotógrafa Sophie Gamand decidiu fotografá-los com coroas de flores, para inspirar um pouco de delicadeza às suas imagens:

Eu desejo que essa série desafie a forma que nós olhamos para os pit bulls,
e, finalmente, a forma como os tratamos.

Todos os modelos estavam em abrigos esperando por adoção, no momento em que as fotos foram tiradas. Muitos deles ainda esperam. O projeto começou em 2014 e desde então mais de 150 cães foram fotografados (veja aqui a série completa e quem já foi adotado ou aguarda por um lar).

A série é inspirada nas estéticas Barroca e Rococó, usando técnicas tradicionais de retrato. As flores simbolizam a qualidade efêmera da vida, lembrando a nós que essas criaturas são frágeis e preciosas.

Pit bulls são como qualquer outra raça: eles precisam ser bem cuidados, treinados e socializados. Infelizmente, devido à sua imagem negativa, eles têm a falsa reputação de serem mais perigosos que os outros cães, assim atraindo tutores irresponsáveis que estão em busca de “cães assustadores”. No final das contas, eles são exatamente como os criamos: fortes e leais.

Com essa série, questiono se a arte é uma ferramenta forte o suficiente para mudar o destino dos pit bulls. Com a hashtag #PitBullFlowerPower,
a série se tornou um movimento.

Fonte Sophie Gamand
Comentários
Baixando...